Todos acompanharam o “bate-boca jurídico” que envolveu o Ministro Joaquim Barbosa e o atual Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Deixando os juízos (mas não os juízes) de valor de lado, algumas questões pertinentes ao caso não foram comentadas. Poucos sabem que este tal de Gilmar Mendes, que não se cansa de fazer declarações públicas contra o MST e qualquer movimento social, é o mesmo que conseguiu a cassação do prefeito de Diamantino (cidade do Mato Grosso) por ter investigado as contas do prefeito anterior, Chico Mendes, que é seu irmão. Também não é de conhecimento público que os “Mendes” são latifundiários no Mato Grosso e Gilmar tem ainda uma faculdade de direito que possui contratos milionários com o governo federal. Nomeado para o STF por Fernando Henrique Cardoso, Gilmar Mendes não esconde que sua principal referência política é o neofascista italiano Silvio Berlusconi.
E tem mais: Gilmar favoreceu judicialmente mais de uma vez aquele banqueiro-bandido, o Daniel Dantas (que possui no seu currículo invejável o fato de ser o dono do Banco Opportunity e da Brasil Telecom, sócio dos filhos do Presidente Lula e atual patrão do Zé Dirceu), acusando, por enquanto sem provas, o delegado que investiga o caso (o Protógenes) de ter grampeado uma ligação sua com um deputado do DEM.E para finalizar: se alguém entrar no site do IDP, Instituto Brasiliense de Direito Público, que é de propriedade do Ministro Gilmar Mendes, vai constatar que entre os professores desse instituto estão os senhores Eros Roberto Grau, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Britto, Carlos Alberto Menezes Direito, César Peluzo e a senhora Cármen Lúcia Antunes Rocha .
Ou seja, seis Ministros do STF trabalham para Gilmar Mendes. Daquela lista que assinou o documento de apoio ao presidente do STF, seis ministros na verdade estavam dando apoio ao patrão, pois são obviamente remunerados por este! E o problema é muito pior. Pode um STF funcionar de forma imparcial se o seu presidente tem vínculos empregatícios com seis de seus membros?
A pergunta que não quer calar é: há, efetivamente, autonomia entre os poderes?
A nudez do judiciário expõe que, na verdade, nenhum dos poderes está acima dos interesses de classe. Estado de Direito é conversa pra boi dormir...
Olho aberto, as eleições estão chegando. Não seria muita surpresa se algum “apadrinhado” desses juízes resolver se candidatar a algum cargo público. Mas temos sorte do povo brasileiro não admitir corruptos como representantes. Ou será que estou errado??
Realmente é frustrante saber que todas as cartas já estão marcadas e pior os fatos estão bem debaixo dos nossos narizes, mas o povo só quer saber do vestido da fulana de tal no Oscar ou quem saiu no BB( ou é BBB? Blah é tudo a mesma porcaria).
Sabe por mais que todos sejam alertados (o pior é que a maioria nem sabe, porque só usa o JN como fonte de conhecimento, jornal que comparado a nada é a mesma coisa já que omite os laços de linda amizade entre os políticos) as eleições não vão mudar e cada vez mais corruptos vão entrar no poder.
Estamos condenados -> FATO
Beijos, Amei o Post.
Cah ~*
E ainda dizem, orgulhosos, que a época do coronelismo já se foi...
Uma grande briga de interesses, sempre foi assim e vai ser sempre. Pena que para alcançar suas vontades muitas pessoas ali topam qualquer coisa.
Muito bom o post! beijo.
Uau! Fazia tempo que eu não lia um texto tão interessante, organizado e bem escrito. Português impecável. Admiro isso. Bem, comentando agora sobre o assunto proposto, começo dizendo: não existe imparcialidade no ser humano. Seja no STF, no jornalismo, ou em qualquer área que trabalhe com o social. Depois que colocarmos na cabeça isso, precisamos cobrar do STF dignidade, honestidade e o cumprimento da lei independente do que ciclano é ou deixa de ser. Mas, é difícil.
bjos. Fescenina.
Adorei seu post moça xD
se der entra no meu
http://identidadenerd.blogspot.com/
eu nao sabia desses dados
maravilhoso seu texto muito bem escrito
e com informações importantes
gostei tanto que serei seu seguidor
se puder
http://aflaudisiodantas.blogspot.com/
Vou te seguir tal inteligencia deve ser reverenciada.
:D
aqui estou eu de novo
eu sempre achei esse Gilmar um pária
mas muito do que vc disse eu nao sabia
Caramba, é, uma briga de interesses.
Gostei do blog, sempre vou vir ler seus posts!
Se der, da uma passada no meu:
http://passestime.blogspot.com/
O pior de tudo é saber de tudo isso e não poder fazer nada.
Uma grande briga por interesses.
;)
Será que relamente não ha nada que "nós " podemos fazer???
Adorei o seu texto e me serviu elucidando certos pontos que não sabia .. e acredito que pra muito que ainda vão ler .. parabéns!!
Abç
Eu não sabia disso.. :D
Eu não sabia disso.. :D [2]
mas os brasileiros são espertos, não permitem que corruptos sejam eleitos. haha
muito bom o blog *-*
Respondendo ao de cima /\ sim mais so quando passam na tv seus roubos, pq eles nunca procuram saber o que o carinha em que ele votou esta fazendo depopis de se eleger ^^
Que sorte o povo brasileiro não admitir corruptos como represantes. Mas de onde vem mesmo a nossa malandragem, nossa fama de "povo espertinho"?
Aff..
A culpa é nossa !
opa