set
21
Onze de setembro de 2001. Não é necessário muitos esforços para clarear a memória. Basta dizer que se trata do dia em que o maior império do Ocidente sucumbiu perante um punhado de loucos barbudos. Basta dizer que, a partir desse dia, o Aurélio teve que mudar sua definição para a palavra "improvável".Antes, porém, sinto-me na necessidade de fazer uma ressalva: para pensar acerca dos atentados contra o Tio Sam é preciso deixar de lado as inúmeras teorias conspiratórias que rondam e temperam o assunto, ainda que se acredite parcialmente nelas, como é o caso de quem vos escreve. Mas isso pouco importa. O fato é que, desde então, os acontecimentos se sucederam de uma forma diferente. E eu posso explicar.
Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, os Estados Unidos passaram a controlar de forma mais incisiva as diretrizes de um mundo pós-Guerra Fria. A vitória do capitalismo perante o socialismo soviético só não foi unânime graças a Alá e seus seguidores. Estes sempre foram entraves, ameaças em potencial para as pretensões norte americanas. Mas declarar uma guerra, simplesmente, contra essas nações, não seria muito recomendado. Isso até setembro de 2001.
De lá para cá, o jogo mudou. Os atentados possibilitaram a Bush uma nova tática, agora totalmente justificável e necessária: a guerra contra o terror.
Foi então que o presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, que se julgava presidente de toda a humanidade, pôde enfim dar vazão ao seu discurso. Presenciou seu álibi nascer no momento em que duas torres desmoronavam: atacar Iraque, Afeganistão e quem mais fosse preciso agora era uma obrigação.
A invasão do Afeganistão e a Guerra no Iraque (ordenadas por Deus, segundo Bush) só foram viabilizadas depois do fatídico Setembro 11. A democracia, que no nosso mundo foi sempre um lamentável mal-entendido, foi a desculpa lembrada por um político que fez questão de esquecê-la no momento da contagem dos votos da famigerada Califórnia de seu irmão, que concretizou sua vitória. As armas químicas e biológicas, outra desculpa esfarrapada, até hoje não foram encontradas. Mas os petro-dólares sim, podem apostar.
A ânsia de Bush em desestabilizar o Oriente Médio não surtiu muito efeito. Bin Laden continua enviando periodicamente seus vídeos, como um analista político caçoando da maior potência do mundo e de seus cidadãos-robôs. E os ameaçando, claro. O Iraque, este nem precisava de muito esforço para destruí-lo, visto que o próprio Saddam se encarregou da tarefa. A diferença é que os norte-americanos escolheram, por conta própria, terminar de afundar um barco que já estava afundando, mas não tiveram tempo de cair fora antes. Alguém duvida que os Estados Unidos perderam esta guerra?? Alguém duvida que o Iraque se tornou uma extensão de Guantánamo??
Talvez tivesse sido mais eficaz (e mais barato) para os americanos se estes tivessem arremessado calcinhas vermelhas e filmes eróticos em terras árabes. O impacto seria maior, e os resultados seriam outros, mais profundos e revolucionários, certamente.
Mas nem tudo são mísseis e bombas. A partir de 11 de setembro os estadunidenses entram em pânico até quando acaba a energia. O legado do medo e do terror, estes sim perdurarão por décadas, por gerações. Talvez a melhor prisão realmente seja aquela com 1000 janelas, e com certeza é nessa que eles estão encarcerados. Não que uma nação mereça acordar e ver aviões se chocando contra seus prédios. Mas eles plantaram, agora estão colhendo.
realmente kem planta colhe..
e eles tão colhendo mtoo ainda bem qe o obama veio aii! ashuuahshuashuas!
mas aii uma dica é tu arrumar esse teu layout!
:)
Nossa muito bem escrito seu texto...
Adorei seu cantinho
Seeuu cantinho táh lindo!!
Tudo táh mt beem escrito, mas eu concordo com o Dual sobre o layout! táh um pouuco tortinho!!
Mas o conteudo éh 10.. parabens!!
beijinhos..^^
Muito legal, mas eu acho que ja le algo parecido '-'
nao sei sei la
Cara, ficou muito bem escrito, parabéns!
Olha, os EUA dominam o Mundo, isso é fato.
Mas a culpa é nossa também, que achamos que eles sempre são os melhores, e nos deixamos ficar pequenos perto deles. Sendo que poderíamos ser uma potência tão grande quanto.
É uma pena...
Abraço.
Olá!
Belo texto!
E bem coerente.
A questão do álibi pra declarar guerrar ao terror.
Acabou saindo como um tiro no pé.
Mas com certeza alguma parcela de vantagem a qual não somos capazes de perceber ou por realmente termos acesso.
Abraço
è verdade, estão colhendo o que plantaram.
Eu ainda me pergunto onde estão as armas quimicas e biologicas do iraque.
http://daniel.a.s.zip.net
Um dos blogsa mais inteligentes com um intelecto visual e apresentativo bem burguês, voltei a aristocracia de tempos atrás,adorei e o post é um texto infinitamente com qualidade!
Genial o texto, mesmo!
Um assunto tão polêmico, com uma linguagem ao mesmo tempo sofisticada e simples. Objetivo, essa é a palavra que eu queria achar...
"O dia que ainda não terminou e que não terminará tão cedo", Renan...
Sabe, enquanto as pessoas disseminarem a violência por aí, seja em que aspecto for, ela nunca terá fim. E os seus frutos são um tanto quanto amargos!
Todos nós precisamos aprender que violência gera violência, tanto faz se ela acontece em maior ou menor grau.
O episódio de 11 de setembro e suas consequências apenas comprovam isso, infelizmente!
Abraços e até breve!
Não sei mto bem o q pensar sobre esse episódio, mas q a desculpa q eles queriam para começar a guerra com certezsa é.
BElo texto kara...
OBJETIVO EUA:-fazer amanhã: "acordar e tentar dominar o mundo"..
bom blog, vou passar por aqui outras vezes!
sucesso!
www.teoria-do-playmobil.blogspot.com
Muito bem escrito o texto...parabens...heimm...e muito bom o Blog...depois passa lá no meu...fmz...até mais...
http://mydeadhorse.blogspot.com/
tenho dó dos inocentes que morreram nesse atentado, quanta gente que nem era nativa do país, mas de certa forma serviu de bom exemplo para essa nação ficar de olhos abertos e perceber qual é a sua real situaçaõ no mundo
Isto está acabando!
Irão perder hoje pro Rio e o Obama vai chorar!
EUA já foi potência, as coisas estão mudando!
Com certeza foi uma data que mudou a história mundial!
http://midiasocialbrasil.blogspot.com/
Difícil falar se mereceram ou não...se colheram ou não!!!
Eu acredito que tudo temum motivo e um porque.
Depois do 11/09 muita coisa mudou culminando com a eleição do primeiro negro para presidente dos EUA.
O que eu posso falar?
Como sempre perfeito!
[estou tendo que comprar um dicionário de elogios para usar aqui]
Edu Parabéns por trazer seu primo aqui e primo do Edu, acho que escrever bem é de família.
Realmente, como sempre acontece, as grandes potencias um dia sucumbem, assim como Atenas, Roma, França, e outras ao longo da história.
Realmente gostei muito.
Beijos ;*
Renan,esse dia causou uma epidemia de desconfiança e paranóia nos EUA,já sabia,claro,mas um tio radicado ha quase trinta anos em Orlando me passou a dimensão disso.Aliás nós vivemos todo dia uma paranóia muito parecida com essa.A paranóia do crack,onde seres humanos me lembram muito a horda de zumbis assassinos de Resident Evil,o tráfico tem uma lei á parte dos códigos e constituiçoes,nos temos o nosso 11 de setembro diário.Parabens pelo blog!Espia o meu último post BANQUETE COM MENDIGOS http://oficinamissoes.blogspot.com/
Ahahaha adorei a idéia das calcinhas vermelhas!!
É como dar tapa na cara com luva de pinica.
belo post, ninguem vai esquecer deste dia.
Desde que me entendo por gente, afinal tinha 11 anos quando ocorreu o ataque as torres gêmeas, fico vendo essa guerra anti-terror que o Bush criou. Nunca entendi muito bem o conflito- não que não tenha lido sobre - mas percebo que como sempre, é jogo de interesse político e financeiro, e por último religioso.
E não acho que o Obama venha pra mudar muita coisa, ele sai do Iraque e continua no Afeganistão. Que mudança é essa?
Enfim,também acho que jogar calcinhas e filmes eróticos,seria mais eficaz.
Abraço